Resumo do Projeto Michael Foucault e as Novas Questões da Educação

Para a área da educação, o pensamento inquietante e subversivo de Michael Foucault tem possibilitado uma consistente produção teórica, que procura enfrentar a análise dos fenômenos educacionais numa perspectiva menos prescritiva, determinista e objetiva para buscar entender como os processos e as práticas educacionais são produzidos num determinado contexto histórico e social, por que foram inventados e por que funcionam como funcionam. Ao invés de condenar ou lastimar o papel que a educação exerce no processo de disciplinarização e de subjetivação do sujeito moderno por meio das diversas práticas discursivas, dos rituais, dos discursos assumidos como regimes de verdades, produzidos e disseminados pela tradição pedagógica nos tempos e espaços de escolarização e/ou de outras formas educativas, desde a antiguidade até as nossas modernas invenções tecnológicas e midiáticas da contemporaneidade, em que as práticas e os discursos educacionais são reordenados e deslocados com base em outras tecnologias de saber-poder, o pensamento foucaultiano nos possibilita inquirir, desconfiar e buscar na arqueologia e na genealogia dos discursos e práticas educativas as suas condições de emergência e dispositivos que as tornaram estratégias de sequestro.
Com esse espirito de inquietação, de problematização, de questionamento das relações que produzem o social como uma prática discursiva enredada por tecnologias de saber-poder é que propomos este projeto de extensão com a perspectiva de promover estudos e debates sobre o pensamento de Foucault e suas ressonâncias na educação no contexto social contemporâneo. No decorrer das ações do projeto procuraremos dialogar com a obra do autor e de alguns de seus intérpretes como Veiga-Neto (2003); Castro (2015); Revel (2005); assim como com a produção de outros pesquisadores que têm operado com suas ferramentas teórico-metodológicas, sobretudo, no que respeita a investigação no campo da pesquisa histórica e educacional.
O projeto com vigência prevista para o período de um ano intenciona promover sessões de estudos e debates, assim como jornadas extensionistas que favoreçam a difusão e discussão de pesquisas acadêmicas que operam com o referencial foucaultiano na sua construção. Esta dinâmica de ação busca viabilizar uma apropriação mais sistemática da produção teórica de Michael Foucault por alunos de graduação e pós-graduação do campus de Bragança e outros profissionais do campo da educação e áreas afins, como também a contextualização do pensamento do autor em pesquisas que abordam objetos diversos que constituem o campo da pesquisa em educação como currículo, formação docente, práticas pedagógicas e avaliativas, políticas e reformas educacionais contemporâneas, dentre outros.
Nosso objetivo é fomentar estudos e debates entre professores, discentes de graduação e pós-graduação e profissionais da área da educação e áreas afins acerca da obra de Michael Foucault e suas ressonâncias no campo da educação e da pesquisa educacional.
Propomos o estudo em grupo da obra de Michel Foucault como uma prática extensionista supervisionada e interdisciplinar que prioriza a interação de estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais das mais variadas áreas (educadores, historiadores, biólogos e psicólogos, etc.) e interessados na aplicação de conhecimentos discutidos pelo referido autor à realidade social local, e às novas tendências educacionais do mundo contemporâneo.
Para tanto, serão realizadas reuniões mensais entre o bolsista, a coordenadora, e a equipe técnica do projeto para o planejamento e organização das sessões de estudo em grupo. As sessões ocorrerão mensalmente, totalizando dez encontros no período de vigência do projeto. Durantes o ano serão realizadas quatro jornadas extencionistas, abertas ao púbico interno e externo à UFPA, inclusive com a participação de professores de unidades acadêmicas que integram o projeto como unidades parceiras.

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