Resumo do Projeto Michael Foucault e as Novas Questões da Educação
Para
a área da educação, o pensamento inquietante e subversivo de
Michael Foucault tem possibilitado uma consistente produção
teórica, que procura enfrentar a análise dos fenômenos
educacionais numa perspectiva menos prescritiva, determinista e
objetiva para buscar entender como os processos e as práticas
educacionais são produzidos num determinado contexto histórico e
social, por que foram inventados e por que funcionam como funcionam.
Ao invés de condenar ou lastimar o papel que a educação exerce no
processo de disciplinarização e de subjetivação do sujeito
moderno por meio das diversas práticas discursivas, dos rituais,
dos discursos assumidos como regimes de verdades, produzidos e
disseminados pela tradição pedagógica nos tempos e espaços de
escolarização e/ou de outras formas educativas, desde a antiguidade
até as nossas modernas invenções tecnológicas e midiáticas da
contemporaneidade, em que as práticas e os discursos educacionais
são reordenados e deslocados com base em outras tecnologias de
saber-poder, o pensamento foucaultiano nos possibilita inquirir,
desconfiar e buscar na arqueologia e na genealogia dos discursos e
práticas educativas as suas condições de emergência e
dispositivos que as tornaram estratégias de sequestro.
Com
esse espirito de inquietação, de problematização, de
questionamento das relações que produzem o social como uma prática
discursiva enredada por tecnologias de saber-poder é que propomos
este projeto de extensão com a perspectiva de promover estudos e
debates sobre o pensamento de Foucault e suas ressonâncias na
educação no contexto social contemporâneo. No decorrer das ações
do projeto procuraremos dialogar com a obra do autor e de alguns de
seus intérpretes como Veiga-Neto (2003); Castro (2015); Revel
(2005); assim como com a produção de outros pesquisadores que têm
operado com suas ferramentas teórico-metodológicas, sobretudo, no
que respeita a investigação no campo da pesquisa histórica e
educacional.
O
projeto com vigência prevista para o período de um ano intenciona
promover sessões de estudos e debates, assim como jornadas
extensionistas que favoreçam a difusão e discussão de pesquisas
acadêmicas que operam com o referencial foucaultiano na sua
construção. Esta dinâmica de ação busca viabilizar uma
apropriação mais sistemática da produção teórica de Michael
Foucault por alunos de graduação e pós-graduação do campus de
Bragança e outros profissionais do campo da educação e áreas
afins, como também a contextualização do pensamento do autor em
pesquisas que abordam objetos diversos que constituem o campo da
pesquisa em educação como currículo, formação docente, práticas
pedagógicas e avaliativas, políticas e reformas educacionais
contemporâneas, dentre outros.
Nosso
objetivo é fomentar estudos e debates entre professores, discentes
de graduação e pós-graduação e profissionais da área da
educação e áreas afins acerca da obra de Michael Foucault e suas
ressonâncias no campo da educação e da pesquisa educacional.
Propomos
o estudo em grupo da obra de Michel Foucault como uma prática
extensionista supervisionada e interdisciplinar que prioriza a
interação de estudantes de graduação e pós-graduação,
profissionais das mais variadas áreas (educadores, historiadores,
biólogos e psicólogos, etc.) e interessados na aplicação de
conhecimentos discutidos pelo referido autor à realidade social
local, e às novas tendências educacionais do mundo contemporâneo.
Para
tanto, serão realizadas reuniões mensais entre o bolsista, a
coordenadora, e a equipe técnica do projeto para o planejamento e
organização das sessões de estudo em grupo. As sessões ocorrerão
mensalmente, totalizando dez encontros no período de vigência do
projeto. Durantes o ano serão realizadas quatro jornadas
extencionistas, abertas ao púbico interno e externo à UFPA,
inclusive com a participação de professores de unidades acadêmicas
que integram o projeto como unidades parceiras.
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